A igreja tem um importante papel na vida espiritual do crente. Mas a saúde física e mental dos membros também não deve ser negligenciada, afinal, cristão saudável é um servo de Deus mais ativo e produtivo para a obra do Senhor. Além disso, um corpo saudável impacta diretamente a espiritualidade.
“Uma alimentação saudável, potencializa também, células neurais, melhorando o funcionamento cerebral. Com isso, a memória, raciocínio e a capacidade de aprofundar conhecimento, são uma das áreas que são beneficiadas. Um corpo doente não tem energia e nem motivação. E um corpo saudável, traz ânimo para estarmos mais na presença de Deus e sermos usados em seu serviço”, explica a nutricionista cristã e gastrônoma, Josianne Tavares, especialista em Nutrigenômica e Nutrigenética na Prática Clínica.
A especialista ressalta que não apenas a saúde física, mas também a mental merece um cuidado especial por parte da igreja. “Primeiro, é preciso incentivar e promover o crescimento espiritual da igreja, ensinando de forma prática como passar tempo de qualidade com Deus. Daí em diante a igreja entra, promovendo, quem sabe, um ambiente social de agregação, afeto e acolhimento, abrindo suas portas para, por exemplo, atendimentos profissionais na área de psicologia e psiquiatria”, sugere Tavares.
Ações de saúde que a igreja pode promover
1 – Feira da saúde: a igreja pode, em parceria com a prefeitura, fazer uma feira de saúde, onde profissionais da área poderão fazer avaliações rápidas de glicose, aferir pressão arterial, massoterapia, apoio psicológico, orientação nutricional, campanha contra o alcoolismo e o tabagismo, encaminhamento médio, entre outras atividades.
2 – Eventos esportivos: outra forma interessante de envolver a igreja na promoção da saúde é por meio de atividades físicas: um dia de caminhada e corrida, eventos esportivos, gincanas, passeio de bicicleta, montanhismo e outras atividades do tipo.
3 – Comida saudável: a igreja também pode promover dias especiais com alimentações saudáveis tipo: café da manhã natural, almoço nutritivo, tarde de lanches saudáveis, piquenique ou luau com frutas, e por aí vai.
4 – Palestras: a liderança da igreja pode convidar profissionais da área da saúde para dar palestras para os membros, aberto a comunidade, com temas diversos como: qualidade de vida na velhice, saúde da mulher e do homem, transtornos mentais, sexualidade, nutrição, enfim, as possibilidades são muitas.
5 – Informativos: outra ação interessante é divulgar periodicamente, por meio das redes sociais da igreja, pequenas notas e informativos sobre saúde, estilo de vida saudável, enquetes sobre o assunto, dados curiosos, etc.
Fonte: comunhao.com.br