Caro Leitor você já parou para analisar o quanto os seus hábitos podem interferir na sua saúde e na sua vida social?
A definição de Saúde segundo Organização Mundial de Saúde (OMS) é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças, com base nisso percebe-se que os cuidados com a saúde vão além de se consultar e realizar exames. O estilo de vida e até mesmo suas crenças são fundamentais para se manter saudável e melhorar a sua qualidade de vida. Nesse artigo listamos 5 hábitos que vão contribuir com a melhoria da saúde baseado na visão científica e no contexto bíblico. O 5 vai te surpreender!
1 Mantenha uma alimentação saudável !
Já ouviram falar que somos o que comemos? pois bem, uma das coisas mais importantes que podemos fazer pela nossa saúde é manter uma alimentação equilibrada e saudável evitando alimentos condimentados, ultra-processados com excesso de sódio e açucares, optando pela comida rica em nutrientes para nosso organismo como Frutas, verduras e legumes e ingestão de água.No contexto bíblico podemos perceber isso no livro de Daniel 1:12-15. Quando Daniel pede que o rei os observem durante 10 dias com alimentação saudável e comparasse com os jovens que comiam os banquetes oferecidos no palácio do Rei. Obviamente notou-se a diferença tanto da força quanto da aparência de Daniel os servos que seguiram sua orientação.
2 Pratique exercícios físicos, se movimente!
Estudos comprovam a eficácia da movimentação do corpo e prática de exercícios físicos para a saúde do indivíduo. Hormônios como endorfina , responsável pela sensação de bem-estar contribuem no combate a ansiedade e depressão, a atividade física também diminuem a pressão arterial, melhora a circulação sanguínea, ajuda na qualidade do sono , ajuda a combater a perda muscular que ocorre com o envelhecimento do indivíduo entre outros benefícios comprovados cientificamente. E não é diferente no contexto bíblico onde existem diversos versículos que falam sobre a preguiça e a gula como principais formas de não glorificar a Deus com o nosso corpo.
3 Mantenha a qualidade do sono!
Quando se fala em sono, não quer dizer que temos que dormir muito, mas sim o suficiente. É durante o sono que o organismo realiza algumas funções importantes para o corpo como crescimento muscular, reparação tecidual necessário para a reposição de energia do individuo. Estudos comprovam que dormir em média 8 horas por dia sem interrupções ajuda a reduzir riscos cardiovasculares, obesidade, entre outras doenças e dormir demais não traz benefício algum além de fazer com que o corpo consuma mais energia não gerando a qualidade de sono necessária para uma boa saúde o ideal é manter o equilíbrio e qualidade do sono.
No contexto bíblico em diversos versículos do livro de Provérbios mostra como a preguiça empobrece o homem assim como Eclesiastes 3 que nos ensina que há tempo para todas ressaltando a questão do equilíbrio.
4 Tenha um bom relacionamento com as pessoas!
A bíblia nos ensina a amar-mos uns aos outros e também a perdoar uns aos outros. Sim, o ser humano não consegue viver só. Pessoas precisam de outras pessoas e isso sempre fez parte de todo o contexto social e também é benefico para a saúde, pois as relações interpessoais saudáveis nos ajudam a sermos mais felizes , fisicamente mais saudáveis e nos ajuda a viver mais. Sentimentos como mágoa, raiva, rancor, ódio estão associados a diversas doenças do coração e problemas de saúde em geral devido ao aumento do cortisol que é extremamente prejudicial quando em excesso no organismo. Estudos comprovam que bons relacionamentos são a chave para uma vida longa.
5 Ore !
Você pode estar se perguntando o que a oração tem a ver com saúde. Pois bem, tudo. Cientistas da Universidade Duke confirmaram que a oração pode influenciar a capacidade orgânica de enfrentar doenças. Quando a pessoa ora ou canta músicas religiosas, é fortalecido o lobo frontal, parte do cérebro que ativa o sistema imunológico. De acordo com o mesmo estudo, a pessoa que tem fé vive 25% mais que os descrentes. Além disso, tem mais saúde física e mental, pressão arterial normal e um sistema de defesa orgânica muito mais forte. As pessoas que oram geralmente conseguem enfrentar diversidades com mais facilidades do que as que não possuem nenhuma crença e no contexto bíblico podemos ver em Tiago 5:16 a cerca da oração do justo que é poderosa e eficaz.
Nos dias atuais, devido a tantos estímulos externos como uso excessivo de celulares e redes sociais, cansaço, estresse e responsabilidades devemos nos atentar para o cuidado com a saúde e priorizar os hábitos que podem contribuir com essa melhora. De acordo com as escrituras da Bíblia, nosso corpo é considerado como um templo do Espírito Santo, conforme descrito em 1 Coríntios 6:19. Sendo assim, ao abrigar algo tão sagrado e precioso, cabe a nós a obrigação de cuidar dele de maneira diligente. Isso pode ser alcançado tanto por meio de práticas internas, como a adoção de hábitos saudáveis, quanto por meio de cuidados externos que abrangem nossa aparência, a qual desempenha um papel significativo na nossa auto-estima e auto-imagem. Ter hábitos saudáveis contribuem para prevenção de doenças futuras e para a melhoria da qualidade de vida. Vale ressaltar que pequenas atitudes, por mais simples que pareçam, têm o potencial de gerar mudanças tanto em nossa própria vida como na vida daqueles ao nosso redor.